quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Trabalho em Equipe

  

o que e trabalho em equipe?


Nunca tem se falado tanto de trabalho em equipe como nos dias de hoje, treinamentos, palestras motivacionais, teamwork pra lá e pra cá. Mas isso não é moda! É uma necessidade no meio corporativo, é um diferencial competitivo. Tentarei abordar alguns tópicos fundamentais para se formar uma equipe de trabalho.

Trabalho em Equipe é uma construçãoÉ preciso entender que o trabalho em equipe, é algo a ser construído dia a dia, ninguém forma um time entrosado, harmonioso, que se conhece, onde todos tem um objetivo comum, que se tem gana pra atingir resultados da noite para o dia. Pessoas não são marionetes, fico abismado com tantas palestras que vi onde se fala de trabalho em equipe como se fosse mágica, isso simplesmente não existe. Construir um time, uma equipe é preciso empenho, amor, sentimento, inteligência, trabalho, treinamento e mais trabalho. Trabalho em equipe é construção.

Trabalho em Equipe é disciplina e treinamento
Um time precisa de treinamento físico, tático e de fundamentos para atingir o entrosamento e a excelência, sem a disciplina diária que implica no treinamento não existe entrosamento, unidade, integração. Sua equipe precisa se conhecer, precisa ser capacitada, um precisa conhecer as potencialidades e fragilidades do outro. A equipe precisa estar junta a todo momento.
Trabalho em Equipe é comunicação
Uma equipe que não se comunica, não se interage está fadada ao fracasso, as pessoas tem necessidade de se comunicar, sua equipe precisa ser um espaço que propicie a comunicação ao máximo. O líder deve ouvir sua equipe, assim como a equipe precisa ouvir seu líder. A comunicação é o óleo necessário para as engrenagens funcionarem bem. As pessoas precisam de feedback, precisam saber o que se espera delas e como seu trabalho tem sido desempenhado. Um elogio não custa nada, só valoriza. Um feedback negativo ajuda a crescer, a se superar a aprender.
Trabalho em Equipe é perseguir a meta
Sem metas desafiadoras, qualquer equipe de trabalho se desmotiva, se desistimula, o ser humano precisa ter metas, precisa ter objetivos, algo que o leve a superá-lo em busca de algo. Mas cuidado com metas que não são executáveis, o contrário gera frustração nas pessoas.

Trabalho em Equipe é ter uma missão
A missão de qualquer organização precisa ser muito clara e viva no coração de cada pessoa. Nosso trabalho, nosso empenho, nosso esforço, não é por qualquer coisa, tem algo maior, temos uma missão desempenhando nosso trabalho, isso deve ser vivo dentro das pessoas, pois quem tem o coração na missão, consegue dar mais, consegue melhores resultados, consegue empreender, consegue colocar a vida com a amor naquilo que faz.

Por fim, trabalho em equipe é um aprendizado contínuo e mutuo, contínuo por que a cada dia algo é aprendido e ensinado, mútuo, por que o líder aprende com sua equipe e sua equipe aprende com o líder e com ela mesma. No final das contas, o trabalho em equipe todo mundo ganha, a instituição, a equipe e os clientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário